top of page

#18. Efeitos do Álcool no cérebro

  • Paulo Eduardo Pereira Sena
  • 29 de set. de 2017
  • 3 min de leitura

Atualmente temos muitas pesquisas científicas relacionadas ao álcool e seu efeito em nosso cérebro, e muitos divulgam resultados e conclusões sobre os efeitos do álcool no nosso cérebro.

O álcool etílico pode matar células cerebrais entre outros tipos de células e alguns especialistas na área, falam que as bebidas alcoólicas, podem ajudar se seu consumo for moderado, outros falam que não, e sua ingestão traz maléficos ao cérebro.

De acordo com o site Today I Found Out “um estudo recente revelou que a quantidade de álcool que uma pessoa consegue consumir (sem se matar, é claro!) não é suficiente para que a substância que circula na corrente sanguínea destrua os neurônios”.

Um estudo realizado pela dinamarquesa Grethe Jensen, concluiu que mesmo em amostra de pessoas alcoólatras e não-alcoólatras, o número de neurônios, não retinham uma diferença significativa, não só o da Jensen, mas outros estudos chegaram a concluir a mesma tese.

Ingerir bebidas alcoólicas moderadamente, já evidenciou resultados positivos no organismo, porém segundo o Drº Dráuzio Varella “Beber com moderação é possível, mas raros são os que reconhecem estar fazendo uso abusivo e nocivo do álcool. Muitos ainda não são dependentes, mas incorrem em riscos que deveriam e poderiam ser evitados”.

Um dos efeitos colaterais do álcool em quantidades excessivas é que, por mais que vá seus neurônios, ela também é capaz de dificultar o crescimento de novas células, mas ao acaso se a pessoa parar de ingerir essa bebida, novas células se formarão.

Mas se caso contrário o sujeito continue a beber o álcool e não fizer intervalo de espera, pode ter como consequências sérios problemas permanentes no cérebro por falta de células.

Segundo o site CISA (Centro de comunicações de saúde e álcool), “Os danos causados pelo álcool no cérebro podem ser decorrentes tanto de causas diretamente ligadas ao uso de álcool como de fatores indiretos, como saúde geral debilitada ou doença hepática severa. A deficiência de tiamina, por exemplo, pode ser um desses fatores. A tiamina, conhecida também com vitamina B1, é um nutriente importante para todos os órgãos e tecidos, incluindo o cérebro. Mais de 80% dos alcoolistas apresentam deficiência desse nutriente. Uma parcela dessas pessoas sofrerá consequências severas no cérebro tais como a Síndrome de Wernicke-Korsakoff. Trata-se de uma doença caracterizada por duas diferentes síndromes, uma de curta duração chamada Wernicke e outra permanente e bastante debilitante chamada Korsakoff”.

Sendo assim com tantos riscos por que a pessoa continua ingerindo tal tipo de substancia, o efeito relaxante no início não passa de uma farsa, e traz aspectos negativos para o organismo.

CONCLUSÃO

Todos as informações que temos sobre o álcool e seus efeitos, é insuficiente para que se forme opiniões concretes em relação ao álcool, nem mesmo tendo conhecimento de neurônios, que não morrem com o alto consumo de bebida alcoólica, só o fato de retardar as células e impedir com que elas cresçam já é preocupante.

Essas bebidas são designadas como estimulantes ou algum de tipo de relaxante, mas na realidade, o álcool é um depressor que afeta as capacidade psicológicas.

Infelizmente nos dias de hoje temos muitos dependentes desse vicio que é o álcool, isso acontece quanto o cérebro recebe uma dose diariamente até chegar num ponto em que isso virou rotina, a partir do momento em que a pessoa reconhece o vício, o cérebro está esperando receber aquela mesma dose diária.

Frase de encerramento; O abuso do álcool e a saúde

Despertai! — 2005

“Embora a abstinência possibilite a recuperação parcial, alguns desses danos parecem ser irreversíveis, o que afeta ainda mais a memória e outras funções cognitivas. O dano causado ao cérebro não é o resultado apenas do uso prolongado do álcool” REFERÊNCIAS

Acessado em 23/09/17;https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102005722

Acessado em 23/09/17;http://www.cisa.org.br/artigo/274/efeitos-danosos-alcool-no-cerebro.php

Acessado em 23/09/17;https://www.megacurioso.com.br/bebidas-alcoolicas/40574-afinal-quais-sao-os-verdadeiros-efeitos-do-alcool-no-nosso-cerebro-.htm

Acessado em 23/09/17;https://www.biologiatotal.com.br/blog/quais-os-efeitos-do-consumo-de-alcool-no-sistema-nervoso.

Acessado em 23/09/17;html http://www.cisa.org.br/artigo/274/efeitos-danosos-alcool-n

Acessado em 23/09/17;http://www.cerebromente.org.br/n08/doencas/drugs/ alcool.htmo-cerebro.php

 
 
 

コメント


Destaque
Tags

© 2017 criado em 16/05/2017 pela equipe Bazinga!

  • Facebook B&W
bottom of page