#12. Genealogia ou heredograma
- Paulo Eduardo Pereira Sena
- 27 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
A família vem do termo latino familia, é um conjunto de humanos, que tem a mesma variação genética, vindo de ancestrais em comum, que são chamados de parentes, alguns exemplos disso são; pai, mãe, tio, tia, avó, avô entre outros, que estão ligados por laços afetivos e que, geralmente, habitam numa mesma casa.
Um método de conhecer e estar informado sobre as variações genéticas que aconteceram ao longo do tempo, é fazer uma genealogia, que são representações gráficas das transferências de genes em uma família, analisando parente por parente.

Funções de um heredograma
Os heredograma são fundamentais nos dias de hoje, com ele podemos observar nas representações gráficas, as características genéticas, visualizar ascendentes e descendentes, prever a possibilidade de um filho ter olhos azuis, ser destro, cabelo loiro entre outras características, características passadas de gerações.
Símbolos do heredograma
O heredograma é repleto de símbolos, os quais estão representados no mesmo, para entender o heredograma, é preciso entender seus símbolos, contém aproximadamente 10 símbolos, os quais estão explicados na imagem a seguir;

Exemplos de heredogramas;

A genealogia a cima, observa-se que o indivíduo 8 carrega com sigo uma característica, que seus pais não têm (5 e 6). Na genética, os indivíduos que possuem características genéticas diferentes dos pais, são recessivos.
Muitas genealogias apresentam características especializadas, como cabelo. Na genealogia abaixo, os pais 1 e 2 apresentam cabelo ondulado, geraram 3 filhos 4, 5 e 6, o filho 4 tem cabelo crespo e casou se com uma mulher que tem cabelo liso(3) , gerando uma filha com cabelo ondulado (8), o filho 5 não apresentou cruzamento, a filha 6, casou com um homem (7), que tem cabelo liso, após o cruzamento gerou um filho com cabelo ondulado (9).

Comments