#13. As Construções da Grécia Antiga
- Kathryne de Mello
- 29 de jun. de 2017
- 1 min de leitura
Por volta de 900 a.C, a maioria das construções eram feitas com madeira, barreiro e tijolos ainda feitos de barro e com a cobertura da construção de palha.

Enquanto o tempo passou, os templos começaram a dar formas, eles eram construídos em formatos de ferradura, mais tarde evoluindo para uma forma retangular. As colunas eram usadas para apoio, suporte, não para decoração. A partir do século VII a.C, passaram a ser usados o mármore, conhecido por ser uma rocha metamórfica usado principalmente em templos e teatros, o calcário, material fácil de esculpir utilizados em esculturas dos deuses.

Na Grécia antiga os gregos antigos não usavam massa industrializada em suas construções, mas sim argola inteiriça e tarugo para reforçar as peças.
A arquitetura grega progrediu em três períodos, denominados por suas características estéticas e tecnológicas, são eles o período arcaico, o período clássico e o período helenístico.



O período arcaico: ocorre entre 500 e 800 a.C, e caracterizou-se pela aperfeiçoamento dos primeiros tempos orientados pelas habitações micênicas.
Uma das principais construções desse período, foi o templo de Ártemis em Éfeso e o teatro de Segesta em Silécia no século IV e V.
O período renomado helenístico foi um referência entre a soberania da cultura grega e o advento da civilização romana. As ilustres construções são o Farol de Alexandria e a estátua de Zeus em Olímpia.


Comments