Conteúdo Extra - #3. Hidrelétrica de Tucurúi - A maior hidrelétrica exclusivamente Brasileira!
- Paulo Eduardo Pereira Sena
- 29 de jun. de 2017
- 4 min de leitura
Apresentação da hidrelétrica de Tucurúi
Em, 21 de novembro de 1975, começaram no Rio Tocantins as obras de infra-estrutura da Usina Hidrelétrica Tucuruí, localizado no sudeste do Pará. (ELETROBRAS ELETRONORTE)
Considerada a 5º usina hidrelétrica maior do mundo atrás de apenas da Usina de Três Gargantas ,Usina de Itaipu, A Usina de Belo Monte e a Hidrelétrica de Guri.É a maior hidrelétrica 100% brasileira. Possui o segundo maior vertedouro do mundo. A construção da hidrelétrica de Tucuruí se deu entre os anos de 1974 e 1984. (BRASIL ESCOLA)
A Hidrelétrica de Tucuruí tem capacidade de geração instalada de 8.370 MW. A primeira casa de força tem 12 unidades geradoras sendo que cada uma gera em torne de 350 MW, tem duas auxiliares de 22,5 MW e a potência total de 4.245 MW suas obras foram terminadas em dezembro de 1992. (BRASIL ESCOLA)
Em junho de 1998, deu inicio a construção da segunda casa de força, com 11 unidades geradoras cada uma gerando em torno de 375 MW e potência instada total de 4.125 MW, finalizada em dezembro de 2006. (MUSEU VIRTUAL TUCURUÍ)

Imagem 1: Usina Hidrelétrica de Tucuruí
Fonte: Construtora Camargo Corrêa
Histórico e dados da empresa
A usina hidrelétrica de Tucuruí foi inaugurada no dia 22 de novembro de 1984 e se localiza no Rio Tocantins 350 km ao sul de Belém, a capital do estado do Pará .A concessão foi outorgada pela ELETRONORTE através do decreto nº 4.279 de 11/07/74. A sua construção foi dividida em duas etapas, a primeira casa de força iria ter 12 turbinas e a segunda 11 unidades geradoras. A 1º etapa iniciou em novembro de 1975 e, 9 anos depois em 1984 começou a construção da primeira unidade geradora.Em dezembro de 1992 foi finalizada a obra com 12 turbina e 2 auxiliares ,totalizando 4.245 MW instalados.
Após a segunda etapa concluída ,em 2008 fora as 12 turbinas que já existiam ,foram acrescentadas mais 11 que dobraram a capacidade de geração da usina de 4.245 MW para 8.370 MW, ficando com o titulo de 4º maior usina hidrelétrica do mundo (A usina Belo Monte estava em fase de planejamento ) e a maior usina 100% do Brasil (Itaipu faz parte do Brasil e Paraguai).A energia que é gerada em Tucuruí fornece energia concessionárias estaduais de energia ajudando os grandes consumidores de alumínio, minério de ferro e silício metálico.
Tucuruí desde de 1984 beneficia mais de 11 milhões de pessoas e com sua energia supre 96% do estado do Pará , 99% do estado do Maranhão além de 360 municípios.
O sistema de escoamento de energia produzida em Tucuruí é conduzida por transmissões de 500 mil volts, cruza com o Norte ,oeste ,sul e sudeste.
A dimensão do reservatórios é de 2.875 km², com a vazão máxima registrada de 68.400 m³/s e a descarga limite de vertedouro de 100.000 m³/s. (CIDADE DE TUCURUÍ)

Imagem 2:Inauguração da usina de Tucuruí 1884 primeira etapa

Imagem 3: Segunda etapa concluída em Tucuruí 2008
Características
A maior hidrelétrica do Brasil exclusivamente brasileira, aprender a energia produzida em Tucuruí assim como saber todos seus impactos ambientais ou parte deles. Após a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí o movimento da cidade aumentou assim, se tornando um ponto referencial da cidade não só como da cidade mas do Brasil, pois é a maior hidrelétrica 100% brasileira com o 2º maior vertedouro do Mundo.
Não tive oportunidade de conhecer, mas fico deslumbrado com as fotos que vejo e também pelos comentários que ouço, apesar de uma energia limpa e renovável a hidrelétrica de Tucuruí com suas 2 etapas, causou muitos impactos ambientais e pode haver a construção da terceira etapa, de acordo com a SINTRAPAV(Sindicato dos trabalhadores nas industrias da construção pesada do estado do Pará) relatou que Tucuruí pode aumentar de capacidade.
A Eletronorte afirma que não haverá impacto ambiental, pois será usado a estrutura existente na usina. (SINTRAPAV)
Impactos ambientais em Tucurúi
É impossível a construção de uma usina elétrica não haver impactos ambientais, pois apenas com o desmatamento que ocorre com a área que recebe o lago que serve como reservatório da usina hidrelétrica muda tudo, pois a natureza muda inclusive as espécies de peixes desaparecem , o clima do lugar muda assim desfavorecendo espécies acostumas com o local ,animais fugiram para refúgios secos.
No caso da usina hidrelétrica de Tucuruí desalojou as comunidades como foi construída em 1984 em plena ditadura militar, não se tinha grande interesse sobre impactos ambientais causados nesse tempo e a importância por desalojar civis.
O projeto de Tucuruí previa o desmatamento da área em que o reservatório iria ser instalar totalizando 2.850km², mas apenas 140 km² foram limpos e com desperdício de mais de 2 milhões m³ de madeira que foram apodrecidos com a área alagada.
Calculam uma perda de biodiversidade na cidade de Tucuruí e perda de espécies de peixes acostumados com as correntezas dos rios, prejudicando a fauna e a flora.
A má administração das questões ambientais na construção da usina hidrelétrica em Tucuruí, no sudeste do Pará, onde relatam a fuga de macacos da região, aves e entre outras espécies durante os dois meses que se prolongou a inundação. Atualmente, estimativa é que apenas 1% das espécies sobreviveu em Tucuruí após a inundação.
A duplicação de Tucuruí, trouxe danos, pois significou aumento do nível do reservatório, em torno de 1,20m. Investimentos que foram feitas nas ilhas para beneficias a famílias desalojadas foram perdidos vistos como impactos ambientais.

Imagem 4:Vista aérea da ilhas que foram formadas pela inundação
Fonte:Cidade de Tucuruí
Considerações finais
Apesar de construções como a grande usina hidrelétrica de Tucuruí causarem grande impacto ambiental, são essenciais para o planeta e é uma fonte valiosa utilizando a água fazendo girar as turbinas.
A preocupação com esses impactos ambientais é grande, sendo que pouco é feito para minimizar os problemas. O número de impactos ambientais que é causado pela construção da usina hidrelétrica é grande.
Para quem pensa em construir uma Fonte de energia para alimentação a primeira opção que vem é a usina hidrelétrica ,além de gerar energia limpa e renovável seu custo de instalação é baixo mas, vale á pena um baixo custo para destruir uma biodiversidade e a qualidade ambiental e mesmo assim tendo que haver uma discussão sobre os recursos que serão desmatados.
Comentários